Av. Nossa Sra. do Sabará, 2.254 - Santo Amaro - CEP: 04685-002
Tel: (11) 5631-2449 /5632-0065/whatsapp: (11)95710-4536
e-mail:
odontosabara@hotmail.com
APRENDENDO A CONHECER OS SINAIS QUE NOSSO CORPO NOS ENVIA, PODEMOS PROCURAR UM TRATAMENTO PREVENTIVO

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FLUOROSE DENTAL


                              FLUOROSE


 

O Flúor é considerado um método eficaz e seguro de prevenção e controle da cárie dentária e devido a sua eficácia comprovada, ele vem sendo incorporado em vários produtos tais como, água de abastecimento público, sal de cozinha, suplementos vitamínicos, soluções para bochecho, fio dental e pasta de dente.



A fluorose é o resultado da intoxicação crônica de flúor, ocasionada pela ingestão acima do seu limite adequado por um período de tempo prolongado, em uma determinada fase de desenvolvimento. (0 a 7 anos)

A severidade desta intoxicação crônica
Dependerá:
- da quantidade de flúor ingerido,
- duração dessa exposição e estágio de desenvolvimento dentário no qual houve a exposição.

Clinicamente o esmalte dentário pode apresentar manchas brancas opacas e em um grau mais severo, manchas acastanhadas (devido à pigmentação extrínseca).

Na grande maioria essas descolorações no esmalte dentário podem apresentar significativo problema estético entre os jovens.

Por este motivo não devemos utilizar pastas de dentes com Flúor em crianças de 0 a 7 anos  elas não sabem enxaguar a boca corretamente e acabam engolindo resíduos de flúor.

Diagnosticada a fluorose, bem como seu grau de severidade e/ou comprometimento estético, é utilizada um técnica de microabrasão para remover a descoloração superficial do esmalte.

Consultar um dentista o mais breve possível, fazendo os trabalhos de orientação de higiene e prevenção, evitará não só a fluorose mas outras tantas doenças orais.

 

ALIMENTOS CARIOGÊNICOS

 


Educação alimentar

Prevenir a cárie dentária através da educação alimentar, siguinifica controlar o TIPO e FREQUÊNCIA dos alimentos oferecidos as crianças, isto é:

- redução dos alimentos cariogênicos

- reduzir a quantidade de ingestão de açúcares e principalmente, a sua freqüência.

- A dieta deverá incluir alimentos que estimulem a mastigação.

 
*INFORMAÇÃO IMPORTANTE:
• os alimentos açucarados, sólidos e aderentes aos dentes são os mais cariogénicos (Chicletes, balas mastigáveis, chocolate, pão branco, tortas, frutas pegajosas, tipo banana);
• o efeito cariogênico dos alimentos é maior se estes forem ingeridos no intervalo das refeições, isto irá manter o PH bucal sempre ácido, o que facilita a proliferação de bactérias causadoras da cárie
• uma boa dieta passa pela seleção de alimentos naturais, fruta, legumes, cereais e alimentos fibrosos.
As crianças não estão dotadas de uma capacidade inata para escolher alimentos em função do seu valor nutricional, pelo contrário, os seus hábitos alimentares são aprendidos através da experiência, da observação e da educação.
O papel da família na alimentação e na educação alimentar das crianças e jovens é por tanto inquestionável.

A Escola assume uma particular importância, na medida em que podem oferecer um contexto de aprendizagem formal sobre esta e outras matérias, complementando o papel familiar.

E pensando em construir crianças conscientes de sua alimentação, nós do consultório ODONTO SABARÁ estaremos realizando palestra para os alunos da Sementinha e do Colégio Alicerce, abordando a importância da prevenção da cárie através de orientações de escovação dentária e orientação alimentar.