Av. Nossa Sra. do Sabará, 2.254 - Santo Amaro - CEP: 04685-002
Tel: (11) 5631-2449 /5632-0065/whatsapp: (11)95710-4536
e-mail:
odontosabara@hotmail.com
APRENDENDO A CONHECER OS SINAIS QUE NOSSO CORPO NOS ENVIA, PODEMOS PROCURAR UM TRATAMENTO PREVENTIVO

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FLUOROSE DENTAL


                              FLUOROSE


 

O Flúor é considerado um método eficaz e seguro de prevenção e controle da cárie dentária e devido a sua eficácia comprovada, ele vem sendo incorporado em vários produtos tais como, água de abastecimento público, sal de cozinha, suplementos vitamínicos, soluções para bochecho, fio dental e pasta de dente.



A fluorose é o resultado da intoxicação crônica de flúor, ocasionada pela ingestão acima do seu limite adequado por um período de tempo prolongado, em uma determinada fase de desenvolvimento. (0 a 7 anos)

A severidade desta intoxicação crônica
Dependerá:
- da quantidade de flúor ingerido,
- duração dessa exposição e estágio de desenvolvimento dentário no qual houve a exposição.

Clinicamente o esmalte dentário pode apresentar manchas brancas opacas e em um grau mais severo, manchas acastanhadas (devido à pigmentação extrínseca).

Na grande maioria essas descolorações no esmalte dentário podem apresentar significativo problema estético entre os jovens.

Por este motivo não devemos utilizar pastas de dentes com Flúor em crianças de 0 a 7 anos  elas não sabem enxaguar a boca corretamente e acabam engolindo resíduos de flúor.

Diagnosticada a fluorose, bem como seu grau de severidade e/ou comprometimento estético, é utilizada um técnica de microabrasão para remover a descoloração superficial do esmalte.

Consultar um dentista o mais breve possível, fazendo os trabalhos de orientação de higiene e prevenção, evitará não só a fluorose mas outras tantas doenças orais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário