Av. Nossa Sra. do Sabará, 2.254 - Santo Amaro - CEP: 04685-002
Tel: (11) 5631-2449 /5632-0065/whatsapp: (11)95710-4536
e-mail:
odontosabara@hotmail.com
APRENDENDO A CONHECER OS SINAIS QUE NOSSO CORPO NOS ENVIA, PODEMOS PROCURAR UM TRATAMENTO PREVENTIVO

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Mantenedor de espaço


MANTENEDOR DE ESPAÇO

 

Quando uma criança perde (acidentalmente) ou extrai dentes de leite precocemente devido a cárie, dependendo do estado evolutivo do dente permanente dentro do osso, é possível que ela precise usar mantenedores de espaço.

 

  

O mantenedor de espaço tem como finalidade preservar o espaço perdido precocemente para futura erupção do dente permanente no lugar.  É de extrema importância o cuidado da saúde oral na dentição de leite, assim evitamos dores nas nossas crianças e futuros tratamentos ortodônticos.

 
Existem dois tipos de mantenedores de espaço:
 

- Mantenedor removível:

È uma placa em acrílico removível, confeccionada a partir da moldagem da boca da criança. Se houver necessidade estética é possível a colocação de um dente de estoque.



 

- Mantenedor fixo:

É cimentada uma banda metálica com um alça em volta do dente vizinho e possui uma alça que mantém o espaço aberto para o dente que vai nascer.

 

 

Uso do mantenedor de espaço:

Após a instalação do mantenedor de espaço, seja ele removível ou cimentado, são necessários alguns dias para que a criança se acostume a usá-lo.


É feita uma consulta de orientação de uso, de cuidados e de higiene, proporcionando assim um bom uso do aparelho e a manutenção da saúde oral, de forma que o tecido gengival permaneça saudável e livre da placa bacteriana.

Se o mantenedor de espaço for fixo, é importante evitar a ingestão de alimentos açucarados, goma de mascar ou doces que possam prender-se ao aparelho ou fazer com que ele se solte. Além disso, o mantenedor de espaço não deve ser pressionado com a língua ou dedos para evitar sua deformação.

A criança deve ir ao dentista mensalmente para que este possa monitorar o progresso do tratamento e fazer a limpeza semestral dos dentes.

 
 

“Consulte seu dentista regularmente!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário